segunda-feira, 15 de maio de 2017

Linguagem Audiovisual







 

 Audiovisual é Imagem em movimento, combinada á sonoridade da voz humana, do som ambiente ou da música.
  


No vídeo, o quadrado é um retângulo fixo de proporções definidas (4x3- largura x altura – na maioria dos sistemas). Assim, toda vez que apontamos a câmera para um determinado local observamos através do visor apenas uma parte do espaço do real. Essa possibilidade de enquadrar apenas o que nos interessa no vídeo nos possibilita trabalhar cada imagem da maneira mais conveniente à narrativa.
O enquadramento forma a base para composição dos planos, servindo como referência para a disposição e para organização dos planos, servindo como referência para a disposição e para a organização dos elementos do quadro.
Para que o trabalho tenha uma organização é necessário estabelecer alguns códigos, nessa perspectiva, a utilização de determinados enquadramentos levou a classificação de alguns planos visuais.

Plano Geral (PG)
É o plano que enquadra uma grande parte do cenário, não definindo nenhum traço particular dos elementos dentro do quadro. Muito utilizado para localizar o espectador ou personagem geograficamente.

Plano Americano (PA)
O plano americano corta a figura humana na altura dos joelhos. É um plano que a ação prevalece sobre o cenário. Pode servir para enquadrar mais de uma pessoa.

Plano Médio (PM)

Plano médio é o plano que a pessoa aparece cortada da cintura para cima. O cenário já não tem tanta importância. É muito usado para a gravação de diálogos.

Primeiro Plano (PP)
O primeiro plano corta a pessoa na altura dos ombros. O cenário praticamente não aparece e a expressão facial começa a ter um peso determinante.

Close-up (Fecha-se)
No close-up, o rosto ocupa praticamente todo quadrado. Tem grande intensidade dramática e psicológica, pois coloca a expressão humana como centro de interesse.

Detalhe
O plano detalhe não tem um limite definido, podemos enquadrar partes de uma pessoa ou de um objeto. É muito usado como insert dentro de uma cena de interesse, quando se que chamar a atenção para um ponto específico. 

Vamos praticar os planos no Storyboard?







Nenhum comentário:

Postar um comentário